top of page

Para que serve e como fazer o teste de velocidade de internet

Atualizado: 6 de ago. de 2021



Como o próprio nome já diz, o teste de velocidade serve para você testar a velocidade da sua internet.


Uma dúvida muito comum entre usuários de internet no mundo todo é se estão recebendo a quantidade de internet que foi contratada.


Claro que, se você tiver um plano de internet fibra ótica contratado com a Linca Fibra e TV, você estará recebendo a quantidade que contratou, mas nem todo provedor de internet entrega 100% da velocidade.


Por esse motivo, é bom realizar o teste de velocidade e tirar essa dúvida de uma vez por todas.


O teste de velocidade de internet mede, além da velocidade, a taxa de upload e latência da sua internet.


Existem muitos sites disponíveis por aí pra você fazer esse teste, por exemplo o nPerf, que nós utilizamos durante muito tempo aqui na Linca, o Speedtest também é muito bom, e o que nós usamos atualmente aqui no provedor que é o Simet.


Mas de nada adianta saber para que serve o teste de velocidade se não souber entender os resultados, não é verdade?


Por isso eu vou te explicar de forma bem resumida o que significa cada uma das métricas, para que você não tenha mais dúvida. Vamos lá?


Taxa de download


A taxa de download nada mais é do que a velocidade com que você baixa e recebe arquivos, ou seja, se trata da quantidade de mega que você tem contratada com o seu provedor de internet. Certo?


Taxa de upload


Já a taxa de upload se trata da velocidade para enviar arquivos. Simples assim.


Latência


A latência, também conhecida como Ping, quer dizer que quanto menor for o número informado no teste, mais rápida será a sua conexão de internet com outro servidor. Vou deixar linkadinho aqui para você ler depois um post sobre o que é ping e como ele afeta a sua conexão. Vale a pena a leitura!


Agora que você aprendeu o que significa cada uma das métricas, basta fazer o teste. É só entrar em um dos sites mencionados acima, clicar em "iniciar" e aguardar os resultados.


Mas, se você é assinante da Linca Fibra e TV, você pode realizar o teste de velocidade direto pelo app em Área do Assinante> Teste de Velocidade. Bem fácil!


Detalhe importante! É absolutamente normal que a velocidade não dê exatamente a mesma quantidade de mega contratado, devido à alguma interferência na rede no momento do teste e à quantidade de dispositivos conectados.


Agora, se a diferença for muito grande, você deve questionar o seu provedor de internet para ver o que pode estar acontecendo, ou pode também, conferir esse post com 5 dicas simples para melhorar a velocidade da internet agora.


E aí, gostou desse post? Deixa pra gente nos comentários a sua opinião, que a gente quer saber.


Um abraço e até breve! 😊



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page