top of page

5 dicas simples para melhorar a velocidade da internet agora

Atualizado: 21 de jul. de 2021



Oii ūüėä


Uma das queixas mais comuns entre milhares e milhares de usuários no mundo inteiro é não receber a quantidade de internet que foi contratada com o provedor, porém na maioria das vezes, o usuário não sabe ou não lembra o quanto de velocidade ele tem e acaba por querer contratar um plano de internet cada vez maior, acreditando que isso resolve o problema de velocidade.


Acontece que nem sempre a quantidade de mega que você contrata está relacionada à qualidade da sua conexão. Por exemplo, você pode ter um plano de internet de 500 mega, e mesmo assim, ter que lidar com chamadas, vídeos e jogos travando.


Existem formas muito mais simples e rápidas que você pode fazer agora mesmo (depois de ler esse post) sem precisar aumentar o seu plano de internet.


Uma boa conexão depende de outros fatores que, se resolvidos, podem melhorar bastante a performance da sua internet e sua experiência na web.


Ent√£o vem comigo conhecer essas 5 dicas para melhorar a velocidade da internet agora!


1 - Realize o teste de velocidade da sua internet


Se você está percebendo que sua internet está mais lenta do que o de costume, a primeira coisa a se fazer é realizar o teste de velocidade para descobrir se você está recebendo a velocidade contratada.


Com esse teste é possível verificar, além da velocidade de download, a taxa de upload, a latência, entre outras métricas que influenciam diretamente na sua conexão.


Você pode fazer o teste de velocidade da sua internet através do app da Linca Fibra e TV, que você pode baixar tanto na Play Store quanto na Apple Store.


√Č bem comum que a velocidade de download n√£o seja exatamente igual a velocidade contratada devido √† alguma interfer√™ncia na rede no momento do teste e √† quantidade de dispositivos conectados.


2 - Verifique a qualidade do seu aparelho


Você está recebendo a quantidade total de velocidade, mas algumas páginas e programas do seu computador, notebook ou outro dispositivo continuam lento.


Isso também acontece muito, pois pode estar diretamente ligado à qualidade do hardware do seu computador, tablet, smartphone, etc.


Aparelhos mais antigos possuem roteadores e placas de redes ultrapassadas, ou seja, j√° n√£o suportam tanta velocidade de internet.


Por isso, se possível, o indicado é que você troque a placa de rede e faça uma limpeza regularmente para não sobrecarregar os programas e sistemas do seu aparelho.


3 - Limpe o cache do seu navegador


Supondo que voc√™ nunca tenha ouvido falar em cache, vou explicar rapidamente. Cache √© uma esp√©cie de "dep√≥sito" onde ficam armazenadas todas as informa√ß√Ķes das p√°ginas visitadas. Dessa forma, sempre que voc√™ retornar a uma mesma p√°gina, o sistema as acessa muito mais r√°pido.


No entanto, se o cache estiver sobrecarregado, certamente o resultado ser√° o contr√°rio, ficando cada vez mais lento.


Por isso, é necessário fazer a limpeza do cache de forma regular no seu dispositivo, para que isso não comprometa a performance do seu aparelho.


4 - Remova as extens√Ķes e plugins em desuso


Se voc√™ utiliza o Google Chrome, muito provavelmente, voc√™ deve ter algumas extens√Ķes e plugins instalados no seu navegador, e que mais provavelmente ainda, voc√™ nem usa mais.


Ent√£o para melhorar a sua conex√£o, livre-se deles o mais r√°pido poss√≠vel, pois essas extens√Ķes, mesmo desativadas, continuam consumindo banda e influenciando na sua velocidade de internet.


5 - Mantenha o antivírus ativado


Todos os vírus e malwares que se instalam no seu computador prejudicam a velocidade da sua internet, além de afetarem o funcionamento dos softwares.


Por isso, procure um bom antivírus e o mantenha ativado e sempre atualizado para evitar o mal desempenho da sua máquina na hora de navegar.


 

E aí, o que achou dessas dicas da Linca Fibra e TV? Lembrando, que existem várias outras dicas, mas essas são as mais simples pra você poder fazer agora mesmo. Então corre lá!


Abra√ßos e at√© o pr√≥ximo post! ūü§ó


165 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page