Wi-Fi ou cabo de rede: Qual é a melhor opção?

A melhor qualidade de conexão é uma das preocupação aqui na Linca, pois queremos entregar a melhor experiência para os assinantes. Dessa forma, as redes wireless (redes wi-fi) vem apresentando um desempenho cada vez melhor, com a vantagem do alcance e acesso a diversos aparelhos na mesma rede.

A escolha entre Wi-Fi ou cabo de rede vai depender muito das suas necessidades e como deseja acessar a internet. 

O objetivo é assistir streaming com alta qualidade? acessar as redes sociais? jogar jogos online? é bom analisar entre essas e outras perguntas. 

Vantagens da internet no cabo de rede

Um dos principais diferencias do cabo de rede contra o Wi-Fi é a segurança no trafego de informações, pois o cabo de rede exige a conexão física para o acesso, o Wi-Fi exige senha para acesso.

Para quem quer estabilidade e baixas latências em jogos online, o recomendado é a conexão por cabo de rede. Pois o cabo de rede consegue oferecer um sinal mais limpo, sem interferências, porque está conectado direto no roteador.

cabo-de-rede.png

Assim as vantagens de estar conectado no cabo de rede são:

  • Maior estabilidade

  • Menor perda de pacotes 

  • Grandes transferências de arquivos

  • Assistir a vídeos em altas resoluções 

  • Jogar online

Vantagens da internet no Wi-Fi

A vantagem é de poder acessar a internet a partir de dispositivos móveis em qualquer lugar que o sinal alcance, fazendo da rede Wi-Fi a escolha ideal para quem precisa de flexibilidade.

Com a rede Wi-Fi, é possível ter internet fibra ótica em vários dispositivos ao mesmo tempo, sendo muito mais prática do que a internet no cabo de rede.

Como sua infraestrutura não requer grandes obras para a passagem de fios, o custo de implantação também cai bastante se comparado à rede cabeada.

No entanto, ela pode não ser a melhor opção para quem precisa utilizar serviços de filmes em streaming, fazer o download de grandes arquivos ou precisar de uma baixa latência.

Roteador-Huawei-AX3.jpg

Como melhorar a rede Wi-Fi ou a conexão via cabo de rede

Investir em equipamentos de qualidade é um dos pontos mais importantes. O roteador Wi-Fi, por exemplo, é o fator determinante para todos poderem acessar a internet.

Outro ponto bem importante é seguir a recomendação que os nossos profissionais fazem na hora da instalação da fibra ótica na sua casa em Foz do Iguaçu.

Cada local é diferente e avaliado completamente para montar uma rede Wi-Fi que funcione em todos ambientes