Se eu colocar um repetidor de sinal a velocidade da internet fibra ótica vai diminuir?

Não. A função do repetidor de sinal Wi-Fi é captar as informações que o seu roteador recebe e transmiti-las para uma área ao redor dele, ampliando o seu alcance. Por conta disso, não há nenhum tipo de perda de sinal em função do uso do repetidor.

O que faz com que o sinal de internet possa chegar mais fraco em alguns pontos são os obstáculos e as interferências naturais, mas isso não é culpa do equipamento.

 

Atenção: Ao colocar um repetidor Wi-Fi, a velocidade em si não vai aumentar, pois o que os repetidores fazem é apenas amplificar um sinal que já existe. Ou seja, para aumentar a sua velocidade Wi-Fi você precisa contratar mais Megas conosco da Linca.

Um repetidor de sinal funciona com qualquer roteador?

Sim. Assim como qualquer equipamento com conexão à internet pode se conectar a uma determinada rede, os repetidores Wi-Fi também têm essa mesma característica. Portanto, desde os roteadores mais simples até aqueles mais potentes, todos são capazes de fornecer um sinal cuja intensidade pode ser captada pelos repetidores.

Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo de configuração do seu repetidor, algo que deve vir descrito no manual de informações do produto. O método de configuração varia de um modelo para outro, mas não há nenhuma razão para que exista incompatibilidade com os principais roteadores existentes no mercado.

internet-em-foz-do-iguaçu-repetidor-wifi-tp-link.png

É melhor comprar um repetidor do que adaptar outro roteador?

Quando você coloca mais um roteador no ambiente você não está, necessariamente, ampliando a distância onde o sinal é capaz de chegar. O que você pode obter é um tráfego mais rápido, mas não necessariamente ele vai atingir distâncias maiores com a mesma intensidade da internet fibra ótica.

Aqui é importante esclarecer que isso nada tem a ver com a potência que o roteador vai transmitir a internet fibra ótica, ou o número de antenas que ele possui. O que pesa sempre é a quantidade de barreiras físicas que existem no ambiente em questão – quanto mais numerosas elas forem, menor será a distância que o sinal vai alcançar, fazendo parecer que a sua internet fibra ótica é fraca...

Qual a melhor posição para o repetidor transmitir o sinal da internet fibra ótica?

Quanto mais alto o repetidor estiver posicionado, melhor o alcance da internet fibra ótica. Os especialistas em tecnologia são unânimes em afirmar que colocar um repetidor em um ponto mais alto ajuda a propagar o sinal com mais facilidade do que se você usar tomadas em pontos baixos ou escondidos. O mesmo princípio se aplica aos roteadores.

 

Você pode fazer um teste simples na sua casa. Eleve o seu roteador e veja como a intensidade do sinal é capaz de mudar. Além disso, evite obstruir os equipamentos para que o sinal possa se propagar livremente. Não os deixe atrás de móveis e não coloque objetos sobre eles.

Preciso configurar o repetidor para usá-lo?

Sim. Embora os aparelhos mais modernos sejam bastante acessíveis e contem com métodos de configuração simples, algum conhecimento é preciso ter para que você possa instalar e fazer repetir o sinal da internet fibra ótica.

Exija que o acessório que você está comprando venha com um manual de instruções informando como fazer para configurar o repetidor. Caso o equipamento seja mais antigo e você não tenha acesso ao manual, pesquise na internet como configurá-lo. Há muitos vídeos e tutoriais sobre o assunto que podem ser de grande ajuda.

Roteador Wi-Fi MESH?

O sistema MESH de conexão é o conjunto de dispositivos que unidos criam uma rede integrada dentro da área de cobertura. Os dispositivos são nomeados como “nós” e representam a mesma rede para conexão.

Um dos nós, normalmente, se conecta ao roteador principal por cabo Ethernet, os demais nós são espalhados por toda a área que se quer fazer a cobertura da fibra ótica. No Wi-Fi mesh, não é necessário se desconectar manualmente da rede ao entrar na área de outro nó, automaticamente o sistema faz a alteração para o ponto que estiver com o sinal mais forte.

Naturalmente, removem todas as “zonas mortas” de Wi-Fi, mantendo conectado sempre ao se deslocar pela casa ou escritório. Assim mantendo a continuidade da internet fibra ótica. E são bem simples de configurar, pois, só é necessário conectar ao roteador principal. Nesse caso não existe perda de velocidade em nenhum ponto da casa, coberto pelos nós.

internet-em-foz-do-iguaçu-roteador-wifi-mesh.png

Roteador Wi-Fi MESH ou Repetidor Wi-Fi? Qual melhor para usar a internet fibra ótica?

Antes de decidir qual equipamento comprar é importante entender a função de cada um para certificar-se qual se encaixa a suas necessidades.

Repetidor Wi-Fi

Os repetidores são ideais para quem busca ampliar o alcance de seu Wi-fi. Basicamente, o repetidor duplica o sinal Wi-fi, então temos duas redes, para conectar no repetidor é necessário desconectar da rede principal.

Normalmente os roteadores Wi-Fi possuem “pontos cegos” que atrapalham o desempenho da internet fibra ótica. O repetidor de sinal foi criado para contornar esses pontos, criando uma nova rede que cobre esses “pontos cegos”.

Roteador Mesh

O roteador Wi-Fi Mesh também busca solucionar “pontos cegos” com o seu sistema Mesh. Ele não é apenas um roteador principal, é um sistema de roteadores, um principal que fica conectado ao cabo Ethernet e outros secundários que ampliam os pontos de acesso.

Diferente do repetidor de sinal com o sistema Mesh não há necessidade de se desconectar em um ponto para conectar em outro. Assim que você entra na área de cobertura de um dos pontos automaticamente seu dispositivo conecta com o ponto mais próximo, fazendo com que a internet fibra ótica não caia.

Vantagens do repetidor de sinal Wi-Fi:

  • Com o repetidor de sinal você adquire uma solução simples, portanto, ele pode ser ideal para quem tem problemas de conexão em um só cômodo e não quer o trabalho de trocar seu roteador.

  • É possível liga-lo diretamente na tomada comum encontrada em casas residenciais, sem necessidade de instalação própria para liga-lo.

  • Seu preço é mais acessível.

Desvantagens do repetidor de sinal Wi-Fi:

  • Sempre que for necessário se conectar ao repetidor de sinal é necessário configurar o dispositivo manualmente.

  • O repetidor de sinal Wi-Fi também possui “pontos cegos”, portanto, ele não é ideal para ambientes muito grandes, pois também não irá solucionar todos os pontos problemáticos.

  • O repetidor de sinal tem dificuldade de ultrapassar barreiras físicas e locais que possuem muitas barreiras podem permanecer com “pontos cegos” por esse motivo.

  • É difícil de configurar.

  • Pontos cegos que atrapalham a distribuição da internet fibra ótica.