Roteador: Saiba tudo sobre

O que é um roteador?

Hoje em dia o comum é você ter muitos dispositivos que se conectem na rede de internet da sua casa ou no escritório.

Mas, para que ocorra a conexão da internet e o compartilhamento de dados entre os dispositivos, com o acesso simultâneo à internet, é preciso que você tenha o modem e o roteador.

Quando você contrata um plano de internet fibra ótica da Linca, você recebe um ONU e roteador lhe garantindo assim uma rede 2.4GHz e de 5GHz de acesso à internet na sua residência.

Isso porque o roteador é um dispositivo que conecta aparelhos que utilizam transmissão de dados.

Assim, o roteador elimina a necessidade de o notebook ou mesmo outro computador, por exemplo, estarem conectados a cabo. O roteador é o grande responsável pelo funcionamento da internet sem fio (Wi-Fi).

roteador-tp-link-ec-220.png
Roteador TP Link EC 220

Entenda como cuidar do seu roteador

Mantenha-o em um local adequado, um local alto, longe de espelhos e metais. E para garantir o bom desempenho, a melhor posição das antenas é deixando-a reta para cima, o que fará com que o sinal se espalhe de forma horizontal ajudando a propagação do Wi-Fi e abastecendo toda sua casa com internet fibra ótica de alta qualidade da Linca Fibra e TV.

É muito importante saber o que você posiciona perto do roteador, pois a frequência que é utilizado pode ser atrapalhada por metais, micro-ondas, paredes espessas, etc. Assim influenciando na qualidade e o alcance do sinal de internet Wi-Fi.

Ao comprar um novo roteador, o primeiro passo é se conectar à rede Wi-Fi. Mas também é fundamental que você mude a senha padrão.

Também é preciso atualizar o software do roteador. Manter o sistema desatualizado deixa o aparelho ainda mais vulnerável em relação à segurança.

cuidados-roteador-huawei-ax3.png
O roteador é essencial para você utilizar a internet fibra ótica.

Saiba as vantagens de ter um roteador em casa

Você já deve saber que o roteador é um dispositivo essencial para você utilizar a internet no conforto da sua casa, escritório ou onde você estiver em Foz do Iguaçu, pois para acessar a internet nos dias de hoje tem que ter uma rede Wi-Fi.

 

Assim, a grande vantagem do roteador é que ele garante a acessibilidade simultânea de todos conectados na rede Wi-Fi, permitindo a vantagem de mobilidade no imóvel, ou seja, não precisa do aparelho preso à um cabo.

É a mesma rede transmitindo a mesma velocidade de download e upload de internet fibra ótica. 

A outra vantagem é que os roteadores estão cada vez mais seguros e equipados com firewalls para proteger sua rede e seus dados.

Firewall: É um filtro que examina e protege as informações provenientes da sua conexão com a internet.

Uma desvantagem é que pode haver interferência do sinal do roteador para quem estiver próximo a certos equipamentos ou objetos que bloqueiem a frequência do roteador, atrapalhando a sua navegação na internet com fibra ótica.