Rompimento da fibra ótica: Como identificar pontos de instabilidade na rede

A evolução da tecnologia e a criação de materiais e opções mais avançadas são capazes de modificar diversos quesitos ao nosso redor. Um deles é a maneira como a internet chega até a casa dos usuários, ação que passou por inúmeras transformações nos últimos anos e a Linca Fibra e TV tem a melhor tecnologia do mercado: A Internet Fibra Ótica. 

Basta imaginar a quebra de um cabo para pensar em quantas pessoas podem ser prejudicadas. Na época em que o home office passou a ser mais comum, muitos brasileiros necessitam da internet para conseguir trabalhar e estudar de casa. 

Como ocorre o rompimento da fibra ótica?

Sabemos que a fibra ótica é formada por filamentos finos que conseguem transportar os dados de uma extremidade para a outra, de forma rápida e segura. Isso porque essa solução atua com transmissão de luz por reflexões contínuas, sendo um mecanismo físico que conduz o acesso à internet de um lugar para o outro. 

Por mais que a fibra óptica seja forte, é possível romper a fibra. Situações adversas como acidentes de trânsito, mudanças climáticas, tempestades, ventos e chuvas podem causar o rompimento dos cabos. A quebra de um único cabo, infelizmente, pode ser o suficiente para deixar uma vizinhança inteira sem acesso à internet. 

3 fatores que rompem a fibra ótica

Pipas com linhas de cerol:

Um dos principais motivos das ocorrências de rompimento de fibra ótica é por conta do uso de linha chilena ou cerol em pipas. O cerol é um composto de vidro moído e cola usado em linhas de pipas para cortar linhas de outros praticantes. Já a linha chilena é encerada com quartzo moído, pó metálico ou óxido de alumínio, com o mesmo fim.

 

Além de causar acidentes e mortes, o uso do cerol ou outros materiais cortantes usados para empinar pipas deixa milhares de pessoas sem energia elétrica e muitas vezes sem internet. Por isso é importante soltar pipa em locais afastados da fiação e da circulação de pessoas e não utilizar linhas chilena ou de cerol.

Acidentes envolvendo queda e danificação de postes:

Os cabos de fibra ótica são alocados nos postes elétricos, então caso algum poste sofra dano como quebra ou queda por completo, a sua conexão poderá ser afetada.

Caminhões acima do limite de altura:

É possível um caminhão enroscar na rede aérea presa em um poste, ainda mais se ele não respeitar a altura máxima permitida para as carrocerias dos caminhões. O resultado é quase sempre o mesmo: casas sem energia elétrica, sem telefone e sem internet, postes no chão e outros danos.

internet-em-foz-do-iguaçu-caminhão-enrosca-em-poste.png