A velocidade da internet é download ou upload?

Entenda a diferença entre velocidade de download e upload. E por que uma é normalmente tão maior que a outra? Tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto aqui, conosco.

Enviando e recebendo = Upload e download

Temos duas velocidades de internet, a de envio (upload) e a de recebimento (download).

Dito isso, você já notou que a velocidade de download é maior que a de upload na internet fibra ótica?

Faça o teste de velocidade com o nosso velocímetro - Speed Test - para saber mais sobre os seus dados. Observar as taxas é muito importante para gerenciar seu plano de internet. 

Muitos se surpreendem quando conferem a velocidade de upload e é mais baixa que a de download. Ou seja, que a velocidade com que dados são enviados do seu computador para outros PCs e provedores é menor que a velocidade com a qual você recebe dados.

Essa diferença entre as taxas é normal e você não precisa se assustar. A velocidade de download é bem superior, pois acompanha as necessidades gerais dos clientes. Ou seja, nós recebemos muito mais dados do que enviamos.

Podemos fazer um paralelo com os livros, para ficar mais didático. Existem mais pessoas que leem do que pessoas que escrevem. Isto é, tende-se a receber mais informações do que produzir.

Um bom exemplo é fazer um paralelo com vídeos, você assiste mais vídeos (download) do que produz e envia (Upload) para o YouTube.

Sendo assim, a velocidade oferecida se refere à taxa de download que pode ser alcançada.

Quando você contrata um plano de 400 Megas, por exemplo, estes valores são as velocidades máximas que a sua rede de internet poderá alcançar quando estiver baixando dados.

No entanto, a velocidade de seu upload também é algo importante. Se estiver muito baixa, pode impactar na qualidade de sua navegação pela internet. Isso porque seu computador terá dificuldades para enviar pacotes solicitando o recebimento de dados.

velocimetro-de-internet-em-foz-do-iguaçu.png