O que é fibra óptica?
- Lucas Costa

- 22 de jun.
- 1 min de leitura

Você já parou para pensar como a internet chega tão rápido até sua casa? Se você usa fibra óptica, saiba que por dentro desses cabos finíssimos acontece um processo tecnológico impressionante: o sinal da internet viaja na velocidade da luz.
A fibra óptica é composta por fios de vidro ou plástico muito finos, mais finos que um fio de cabelo. Dentro dela, os dados não trafegam por corrente elétrica, como em cabos comuns — eles viajam em forma de pulsos de luz. Isso mesmo: o que carrega sua internet é luz, refletida por dentro da fibra.
Esse feixe de luz fica "preso" dentro do cabo graças a um fenômeno chamado reflexão total interna. Assim, ele percorre longas distâncias sem sair do caminho, entregando velocidade, estabilidade e baixa perda de sinal.
É esse processo que permite transmissões de alta performance, com altíssima capacidade de dados. Ou seja, enquanto você assiste a um vídeo, faz uma chamada de vídeo ou joga online, tudo isso está acontecendo graças à luz refletindo e levando os dados até o seu roteador.
E quanto mais direta for essa conexão (como no sistema FTTH, que vai até sua casa), menor a interferência e melhor a qualidade da sua internet.
A Linca, provedora de internet em Foz do Iguaçu, utiliza tecnologia de ponta com fibra óptica pura e instalação precisa para garantir que a luz chegue com força total até você — literalmente.




Comentários