top of page

Novembro Azul: mês de conscientização à prevenção do câncer de próstata



Olá,

Tudo bem?


Hoje venho informar sobre o Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do câncer de próstata.


O câncer de próstata atinge em torno de 65 mil brasileiros por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer. Porém, esse número pode diminuir com o diagnóstico precoce da doença, e por isso, existe a campanha do Novembro Azul, a fim de conscientizar a população masculina acima dos 50 anos a se cuidar e se prevenir.


Como detectar o câncer de próstata precocemente?


Indo ao Urologista regularmente é o primeiro passo. O médico solicitará o exame PSA - uma amostra de sangue - para analisar os antígenos específicos da próstata, assim como poderá solicitar também, o toque retal para complementar o diagnóstico.


Qual o tratamento para o câncer de próstata?


O tratamento depende do estágio em que a doença se encontra, depende da idade e do estado geral de saúde do paciente. Portanto, existe cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros tratamentos.


Como prevenir?


De forma bem simples, mas que requer muita dedicação. O câncer de próstata se previne praticando atividade física, mantendo um peso saudável, diminuindo ou evitando o álcool e não fumando. Essas são algumas das recomendações mais importantes para minimizar o risco da doença.


Além disso, uma alimentação pobre em gorduras de origem animal e rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais pode diminuir o risco de câncer, bem como o de outras doenças crônicas.


Para saber mais sobre o câncer de próstata, recomendo a leitura do artigo 'Novembro Azul: tire as principais dúvidas sobre câncer de próstata', que você pode acessar clicando aqui.


Se você gostou desse post aproveite para compartilhar e ajudar na conscientização e prevenção do câncer de próstata!


Um abraço e até o próximo post!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page