Como cuidar dos olhos: 05 exercícios para ter olhos mais saudáveis

Atualizado: 26 de Dez de 2019




Nesse post você vai conferir alguns cuidados com a visão, que a Linca separou para você com muita dedicação, e que você pode adotar no seu dia a dia para ter olhos mais saudáveis, já que eu e você, entre outros bilhões de pessoas, passamos tantas horas em frente às telas. Vamos lá?


Sabia que o seu olho também precisa de exercício diariamente?


Sim, precisamos fazer exercícios para os olhos, afinal, nossa visão necessita tanto de cuidados, quanto o nosso corpo e a nossa mente.


Cada vez mais cedo, crianças precisam usar óculos e adultos estão perdendo a visão. Isso não é normal, é algo bastante sério e que pode ser evitado. Além é claro, das doenças relacionadas aos olhos, como o Glaucoma, Cataratas e Conjuntivite.


Para prevenir tudo isso, não é preciso parar de usar computadores, celulares, nem nada disso. Você pode apenas adotar alguns bons hábitos para fortalecer a estrutura dos seus olhos, que feitos corretamente farão toda a diferença na sua visão .



Mas como os nossos olhos funcionam?



O que faz você olhar para cada lado, para perto e para longe, são os músculos dos olhos; é a contração e o relaxamento dos músculos oculares que permitem o movimento dos olhos.


A parte chamada íris abre e fecha a nossa pupila; quando está claro, a luz faz a íris fechar a pupila, e quando está escuro, a faz dilatar. E o cristalino (a lente interna dos olhos) é presa e movida pelos músculos ciliares. Ele converge, enruga, quando você olha para perto, para poder te dar foco na leitura e alonga quando você olha para longe.


Veja abaixo, a estrutura dos olhos:






Mas como cuidar dos olhos e quais são exercícios devemos fazer diariamente?



01- Cinco piscadas perto da direção da letra que você está lendo e cinco piscadas longe. Alterne isso 10 vezes, e você colocará os músculos ciliares para malhar.


02 - Feche os olhos durante 5 segundos, e em seguida, abra-os pelo mesmo tempo. Faça esse exercício ocular por cerca de oito vezes.


03 - Sente-se em um lugar confortável e feche os olhos com a palma das mãos curvadas sobre os olhos, sem pressioná-los.


04 - Abra os olhos o máximo que puder e dirija o olhar para cima e para baixo, e também, para os lados. Repita o movimento entre três a quatro vezes.


05 - Feche os olhos e cubra-os com as palmas das mãos, sem pressionar as pálpebras, em seguida, imagine um lugar muito escuro. Faça esse exercício sentado, com os cotovelos sobre a mesa e a coluna reta. Mantenha a posição por alguns minutos.



Dicas extras que praticamos aqui na Linca:



- Pause por 10 minutos a cada 50 minutos que estiver usando o computador, celular, videogame ou mesmo lendo um livro, para que a musculatura do seu olho possa relaxar;


- Ao sair da frente da tela, procure ar livre, deixe os olhos receber luz natural, desconecte-se de tudo;


- À noite, tente não dormir com abajur, televisão ou celular celular ligado. Seu corpo todo precisa da escuridão para relaxar.


De forma resumida, cuide da sua visão; exercite seus olhos e corpo diariamente; caminhe para uma direção mais saudável; relaxe na correria do dia a dia; faça exercícios todos esses exercícios; evite futuros problemas de saúde e viva bem consigo mesmo (a)!

Espero que tenha gostado das dicas! ☺


E se você achou importante esse tema, compartilhe com seus amigos, parentes, vizinhos e vamos todos em busca de uma saúde melhor.




Abraços e até o próximo post!


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