O que é um endereço de IP?

Endereço de IP significa “endereço do Protocolo de Internet”. O Protocolo de Internet é um conjunto de regras para comunicação pela internet para envio de e-mail, streaming de vídeo ou conexão a um site. Um endereço IP identifica uma rede ou dispositivo na internet.

internet-em-foz-do-iguaçu-o-que-e-um-endereço-ip.png

Como os endereços IP funcionam?

Os correios usam o endereço físico como marcador para a localização real de uma pessoa, residência ou empresa. É como suas cartas chegam até você. É seu endereço. É como as pessoas sabem onde você está.

Todas essas descrições se aplicam a um endereço IP, de maneira digital. Um endereço IP é onde reside um computador, no sentido virtual, não em termos de coordenadas de GPS. O endereço IP pode identificar seu próprio computador, um site favorito, um servidor de rede e até mesmo um dispositivo (como uma webcam).

Os endereços IP são especialmente importantes para enviar e receber informações. Eles direcionam tráfego de internet para onde é necessário e direcionam e-mails para sua caixa de entrada.

O importante é se lembrar que: Cada dispositivo ativo na internet tem um endereço IP.

Para que serve o endereço IP?

O endereço IP serve para lidar com a conexão entre o dispositivo e o site de destino. O endereço IP identifica exclusivamente cada dispositivo na internet. Sem isso, não haveria maneira de entrar em contato com ele.

Os endereços IP permitem que os dispositivos de computação (como PCs e tablets) se comuniquem com destinos, como sites e serviços de streaming, e permitem que os sites saibam quem está se conectando.

O endereço IP é como se fosse a sua placa do carro, sem a placa você não consegue ser identificado e nem andar de carro. Basicamente sem o endereço IP você não tem identificação na "estrada" (a internet fibra ótica). 

Servidores de DNS

Os Servidores de Nome de Domínio (DNS) tornam a internet moderna possível. Eles traduzem as palavras que você consegue se lembrar em números. O DNS de um nome a cada site nos livrou da dor de cabeça de ter que se lembrar dos endereços IP.

 

Pois ao digitar um URL como o nosso da Linca "www.linca.net.br", o DNS procura esse nome de domínio no DNS, e recupera o endereço IP correspondente e faz com que você acesse o nosso site de internet fibra ótica.