Entenda: Fast Ethernet e Giga Ethernet

"Ethernet" é o padrão de conexão de redes cabeadas em roteadores. A diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet é basicamente velocidade. Ambas limitam a conexão, porém com gargalos diferentes. 

internet-em-foz-do-iguaçu-gigabit-ethernet-e-fast-ethernet.png

O que é Fast Ethernet

O Fast Ethernet é a conexão que pode ser chamada de 10/100. Tem esse nome pois ela aceita conexão nominal de até 100Mbps. Seu custo é reduzido, encontrada na maioria dos equipamentos existentes no mercado mas encontra limitação em tráfegos mais pesados de dados, como streaming. Roteadores Fast Ethernet servem bastante para auxiliar a alcançar comodos sem conexão Wi-Fi, visto que o custo de roteadores com esta tecnologia é baixo.

O que é Giga Ethernet

A Gigabit Ethernet é uma conexão com suporte para velocidades mais rápidas de dados. O outro nome que recebe é 10/100/1000, pois suporta conexões nominais de até 1000Mbps ou 1Gbps.

 

Os equipamentos com esse perfil de conexão não são populares e tem seu custo mais elevado. Ela suporta tráfegos intensos de dados com altas taxas de transmissão sendo essencial para utilizar e usufruir de todo desempenho da internet fibra ótica.

Qual a diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet?

Sendo a principal diferença o custo X velocidade de conexão.

 

O que isso vai mudar na vida de um usuário doméstico? Os padrões indicados para utilizar são influenciados, diretamente, pela velocidade nominal contratada de uma residência. 

Caso o seu plano de internet não seja fibra ótica e funcione no máximo 100 Megas, o Fast Ethernet irá atender bem o usuário, sem perdas. 

Com planos de internet fibra ótica superiores a 100 Megas, o indicado é trabalhar com Gigabit Ethernet. O limite ou “gargalo” do Gigabit Ethernet é maior e não existe desperdício. 

Qual devo escolher?

O usuário deve escolher o tipo de padrão que se encaixa em sua conexão nominal. Atualmente, não é tão grande a diferença de investimento nos padrões. Quando for aumentar sua conexão de internet ou substituir seu roteador, leve essas informações em consideração.

internet-em-foz-do-iguaçu-roteador-ec220-gigabit.png
EC220-G5
Roteador Wireless Gigabit Dual BandAC1200
  • Portas Full Gigabit, porta WAN de 1000 Mbps e três portas LAN de 1000 Mbps, para velocidades de transferência de dados ultrarrápidas

  • Instalamos e recomendamos este roteador pois nossos planos de internet já começam em 400 Mega, sendo assim o EC220-G5 é ideal para a sua casa.

internet-em-foz-do-iguaçu-roteador-Huawei-ax3-pro-kv.jpg
AX3
Roteador Huawei Wi-Fi AX3
  • Velocidade 3x mais rápida: com 1024-QAM e banda larga de 160 MHz, o Wi-Fi 6 te proporciona uma experiência de uso muito mais aprimorada.

  • Com latência reduzida em 2/3, o Wi-Fi 6 oferece conexão wireless e respostas mais rápidas mesmo quando conectado a vários dispositivos simultaneamente

internet-em-foz-do-iguaçu-roteador-DLINK-gigabit.png
D-LINK
Roteador Wireless D-Link Gigabit-Ethernet AC 1200MB
  • Crie uma rede sem fios de alta velocidade em casa ou no escritório para acessar a internet em praticamente de qualquer lugar. O DIR-842 atende o padrão Wi-Fi 5 (11ac), que oferece velocidades de até 1200Mbps (até 867Mbps de velocidade em 5GHz e até 300Mbps de velocidade em 2,4GHz).