Internet na Smart TV: aprenda a conectar a sua televisão na internet fibra ótica

Você sabia que você pode navegar na internet na sua TV? Os modelos mais atuais chamados de Smart TVs costumam sair de fábrica com a possibilidade de acessar vários sites usando a rede Wi-Fi.

E aquelas TV's que não são Smart, também podem usar a internet com auxilio de algum aparelho externo.

Confira agora como conectar a internet na Smart TV, como saber se a sua TV já possui acesso a rede, e o que fazer caso ela não possua essa funcionalidade sem precisar sair por Foz do Iguaçu à procura de gastar em uma versão mais atualizada.

Internet na TV que não é Smart

Se a sua televisão não for Smart, não for uma televisão inteligente, você não consegue fazer diversas coisas, por exemplo, escutar uma música no youtube, fazer uma pesquisa no google, assistir uma série nos streamings, basicamente você não utiliza a internet fibra ótica. 

 

Pra quem quer dar uma turbinada na TV com aplicativos de filmes, séries e diversas outras coisas. Os aparelhos inteligentes ou aparelhos de streaming são uma ótima opção e esses dispositivos já vêm com um receptor de sinal Wi-Fi integrado, para conexão automática com a rede de internet fibra ótica da Linca na sua casa. 

Descubra agora os aparelhos que fazem a magia na sua televisão antiga:

Roku Express

internet-em-foz-do-iguaçu-roku-express.png

Google Chromecast 3

internet-em-foz-do-iguaçu-chromecast.png

Fire TV Stick: com controle de voz

internet-em-foz-do-iguaçu-fire-tv.png

Playstation 5

playstation-5-conectado-na-internet-em-foz-do-iguaçu.png

Xbox Series X

xbox-series-x-conectado-na-internet-em-foz-do-iguaçu.png

Como conectar a internet fibra ótica na Smart TV

Se você já possui um aparelho que possibilite o acesso à rede, seja um dispositivo de streaming, um console, um notebook. Conectar a TV na internet é bem fácil, no entanto, a forma pode variar de acordo com o modelo da TV.

Em geral, você deve fazer os seguintes passos:

  1. Vá até a área de configurações da sua TV;

  2. Busque pelo ícone de Wi-Fi;

  3. Escolha a rede Wi-Fi  da sua casa para a TV se conectar e digite a senha, se houver. Caso não tenha aparecido essa opção, veja se há alguma área no menu com o nome de "configuração de rede";

  4. Assim que a TV já estiver conectada, você pode utilizar a TV normalmente, acessando os aplicativos e navegadores.

Para acessar a internet na TV, é importante ter uma boa conexão. Você pode verificar sempre a qualidade da sua fibra ótica fazendo o teste de velocidade de internet da Linca Fibra e TV. Acesse e siga todos as dicas para ter o melhor resultado!

Consigo acessar a internet fibra ótica por uma TV antiga?

Conectar a TV de tubo à internet é um processo mais complicado, mas ainda assim é possível fazer.

Com cabos de vídeo composto, você consegue conectar o notebook ao aparelho para usar internet fibra ótica na TV.

Ou então, usar a solução já apresentada em tópicos anteriores: ligando um console ou aparelho de streaming na televisão para acessar os aplicativos – já que muitos modelos são compatíveis a esses televisores.

Se você quer usar a internet na TV para assistir filmes e séries, vale a pena considerar contratar uma TV a cabo, basta escolher o melhor plano para você e assistir!

internet-foz-do-iguaçu-em-tv-de-tubo.jpg

Usar TV como monitor 

As primeiras gerações de Smart TVs ou mesmo TVs antigas podem estar se tornando obsoletas por não receberem novas atualizações de sistema. Contudo, esses aparelhos podem ganhar uma sobrevida ao serem transformados em um monitor, assim, concedendo a capacidade de acessar a internet.

Para usar a TV como monitor, você precisará que o sua TV e desktop ou notebook tenham a entrada de HDMI, e precisará também do cabo HDMI para conectar um no outro. 

 

Essas são as entradas que realizam a conexão entre o dispositivo e a tela.

Caso você tenha um PC antigo com porta DVI, a solução é usar um cabo adaptador para HDMI. Fácil de ser encontrado, esse é o acessório mais simples para realizar a conexão entre o computador e a Smart TV.

Siga o passo a passo abaixo para transmitir o conteúdo do seu computador para a sua TV e assim poder assistir a internet e aproveitar a maior velocidade da Fibra ótica, seja assistindo ou jogando, apenas aproveite a melhor internet fibra ótica de Foz do Iguaçu.

Configurando o PC
internet-em-foz-do-iguaçu-tv-como-segundo-monitor.png

Independentemente do cabo usado para conectar o PC ou notebook à Smart TV, e finalmente utilizar a internet na TV, é necessário definir a resolução da imagem. Então, basta seguir os seguintes passos no Windows:

  • Abra as configurações do computador;

  • Clique em “Sistema” e, em seguida, “Vídeo”;

  • Depois acesse “Configurações Avançadas de Tela”;

  • Selecione o “Visor” e clique na opção “Exibir Propriedade do Adaptador de Vídeo”;

  • Acesse a opção “Listar Todos os Modos” e escolha a resolução mais adequada.