A aba de navegação anônima oculta mesmo os meus dados?
Se você acredita que a aba de navegação anônima nos navegadores de internet Google Chrome, Firefox ou Edge, é como uma “capa mágica de invisibilidade” que vai te dar total privacidade na Internet, aqui vai uma péssima notícia: não é assim!
Apenas não salva histórico e cookies
O modo de navegação anônimo foi projetado para não gravar seu histórico de navegação e não salvar cookies. Ou seja, foi pensado especialmente para pessoas que usam computadores públicos e para aqueles que precisam acessar e-mails e redes sociais na escola, no trabalho ou na casa de amigos, mas não querem correr o risco de ter seus dados salvos nessa máquina.
Sua atividade na internet ainda pode ser rastreada
Apesar de usar o modo de navegação anônima, haverá um registro da lista de sites, produtos e até lugares em Foz do Iguaçu, que você pesquisou. E esse é um detalhe que nem todo mundo nota, mas que o próprio Google não esconde.
Repare que ao abrir uma aba anônima nova na internet, ele mostra a seguinte mensagem:
Aba anônima: ainda conectado no Instagram
Se você fizer o login de suas contas em sites como Twitter, Instagram, Facebook e outros, não importa se foi através de uma aba anônima: eles ainda saberão que você passou esse tempo conectado, percorrendo seu feed.
A vantagem de usar esse recurso da internet é que esses dados não ficarão salvos na máquina, possíveis de serem acessados por outras pessoas, nem suas senhas ficarão salvas - a menos que você tenha habilitado o salvamento automático de senhas, o que não é aconselhável em computadores públicos, de terceiros ou até no seu computador.
É mais seguro ter anotado em algum caderno do que salvo no computador.