top of page
Foto do escritorAndré De Cesaro

Como proteger meu filho online?



internet em foz

O mundo online abrange um público de todas as faixas etárias, sendo as crianças uma parcela importante desse público. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgada em 2023, 95% das crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos de idade utilizam a internet. 


Nesse contexto, em que a internet e a tecnologia adquirem cada vez mais importância em nossas vidas, a presença das crianças no mundo digital representa novos desafios para as mães e pais. Sendo assim, a Linca, provedor de internet em Foz, trouxe algumas dicas sobre como proteger seu filho online, como informações sobre tempo de uso de tela e ferramentas de controle parental.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para cada idade é: 


Até os 2 anos: não deve haver exposição a telas 

De 2 a 5 anos: no máximo uma hora por dia;

De 6 a 10 anos: no máximo duas horas por dia;

De 11 a 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia e evitar o período noturno.


Outras medidas importantes que auxiliam os pais a cuidarem quais conteúdos que seus filhos acessam são ferramentas de controle parental. Abaixo listados algumas e o que cada uma oferece:


O Google disponibiliza um aplicativo gratuito para que os tutores possam monitorar as atividades e limitar o acesso das crianças a conteúdos online.


A Microsoft também tem a sua própria versão de controle parental embutida no sistema operacional Windows. Ela é gratuita e por meio dela é possível controlar o tempo de tela, bloquear conteúdo inadequado para a idade, ter acesso a relatórios de atividade e monitorar a localização dos filhos.


O aplicativo conta com o bloqueio do uso de vários recursos (chamadas, vídeos, fotos), aplicativos e downloads. Com ele pode-se criar perfis de bloqueios para diferentes horários no celular, assim o início e o fim das atividades são definidos pelos horários e dias selecionados pelos pais. A partir da localização, também é possível configurar o bloqueio automático de apps.


O Safe Kids possui uma versão gratuita e uma paga, a mais completa e com ele, os pais podem gerenciar o tempo de tela, monitorar a localização dos seus filhos e até saber se a bateria do celular está acabando. Além disso, essa ferramenta bloqueia sites adultos e, também, certas pesquisas no YouTube.


App de controle parental que permite gerenciamento de tempo de tela, bloqueio de sites e aplicativos, rastreamento de localização e proteção para mídias sociais.


O FamiSafe ajuda a rastrear os filhos e estimula que eles desenvolvam bons hábitos na internet disponibilizando vários recursos, como o de filtrar os conteúdos na web, visualizar o histórico dos navegadores e até consultar o histórico do TikTok. Além de rastreamento de localização via GPS em tempo real com delimitação geográfica, detector de fotos inapropriadas, filtro de conteúdo e bloqueio de aplicativos indesejados.


Para além dessas medidas, é importante a conversa e educação sobre o tema. Nesse sentido, a ANATEL disponibiliza gratuitamente cartilhas com exercícios e diretrizes para pais sobre proteção online infantil. O material pode ser acessado clicando aqui


Com essas informações, esperamos poder ajudar familiares a cuidarem e garantirem a segurança das crianças online. Como provedor de internet de internet em Foz, buscamos promover o uso adequado e saudável da internet, a fim de que seus benefícios sejam aproveitados integralmente. 








2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page