top of page

Interferência solar: Como isso afeta o sinal de TV



Oii!


Hoje venho trazer um notícia, não muito boa, para você que é assinante de TV a Cabo da Linca Fibra e TV, e até mesmo de outras operadoras. Mas não se preocupem, é algo temporário.


Devido à interferência solar que acontecerá entre hoje (06/09) e dia 14/09 das 10h às 17h, em todo o mundo, os canais de TV a Cabo terão seus sinais parcialmente travando ou totalmente fora do ar.


Ou seja, todas as operadoras de TV, inclusive a Linca, sofrerão com esse fenômeno natural que acontece todos os anos.


Mas pra você, que é um pouco mais curioso e deve estar pensando "o que é isso", "por que isso", vem comigo que eu vou te explicar.


O que é interferência solar no sinal de TV a Cabo?


A interferência solar é um fenômeno natural, que acontece duas vezes ao longo do ano: por volta de março e setembro. Esse fenômeno afeta, diretamente, todos os serviços que são baseados em redes de satélites.


Aí você deve estar se perguntando "mas o sinal de TV da Linca não é por cabo?"

Sim, nosso sistema de TV é a cabo, mas a recepção dos canais se dá através de satélites, por esse motivo, também sofremos a interferência solar.


Como acontece a interferência solar no sinal de TV?


O satélite se movimenta numa órbita ao redor da Terra, que se movimenta ao redor do sol. As estações terrenas apontam suas antenas para o satélite, que parece estar fixo em relação à Terra.


O Sol, em seu movimento aparente no céu, passa por trás do satélite, provocando uma interferência nas antenas das estações terrenas, conforme ilustra a imagem abaixo.




Abaixo, confira os dias e horários em que os sinal será mais afetado:






E aí, deu pra entender um pouquinho mais do que se trata a interferência solar nos sinal de TV a Cabo?


Se achou esse conteúdo importante, compartilhe com os amigos que possuem o serviço de TV a Cabo em Foz do Iguaçu, e um forte abraço!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page