top of page

Como a Internet melhorou o acesso à saúde



interne-em-foz

A Internet revolucionou a forma como vivemos. Seu amplo impacto transformou todos os aspectos de nossas vidas, e com a saúde não seria diferente. Em países como o Brasil onde o acesso à serviços de saúde é bastante desigual, a tecnologia tem se mostrado uma aliada para a democratização do acesso à saúde, criando novas possibilidades de cuidados médicos.


A telemedicina tem se consolidado como uma ferramenta vital para conectar pacientes em áreas remotas a profissionais de saúde. Segundo o Relatório Anual da Telemedicina no Brasil da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, a prática tem permitido que pacientes de regiões mais isoladas tenham acesso a especialistas sem a necessidade de deslocamentos longos e custosos.


O monitoramento e gestão de condições crônicas se tornou mais fácil e barato com o uso de dispositivos conectados à internet que permitem o acompanhamento de doenças como diabetes e hipertensão de forma remota. 


 A Internet proporciona acesso a uma vasta gama de informações e recursos educacionais sobre saúde. A Pesquisa Nacional sobre Acesso e Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação  realizada pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação de 2021 revelou que o uso de plataformas online para educação em saúde tem crescido significativamente. 


Um exemplo disso é o app que a Linca está desenvolvendo, o Telix: pesquisas de saúde. O app vai facilitar o acesso a informações de saúde por meio de um motor de pesquisa especializado que mostra de maneira didática informações sobre doenças, eficácia dos tratamentos e pesquisas na área. Enquanto espera pelo app,  você pode acompanhar as entrevistas com médicos de destaque no Instagram do Telix.


Muito além de ser provedora de internet em Foz, a Linca tem a missão de informar! E por que não informar sobre saúde?

Baixe nosso aplicativo e siga o perfil do Telix no Instagram e acompanhe nossas lives com profissionais de saúde e melhore sua vida! 


Fontes:

Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS). Relatório Anual da Telemedicina no Brasil, 2023.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Estudo sobre Monitoramento Remoto e Condições Crônicas, 2022.







7 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page