Qual a diferença entre a internet fibra ótica, via rádio e ADSL?

Entenda de uma vez qual é a diferença entre a internet Fibra ótica, Via rádio e ADSL.

Nós da Linca Fibra e TV utilizamos a tecnologia de internet fibra ótica para levar o sinal até a sua casa. Cada tecnologia tem seus pontos fortes e fracos. Portanto, a fibra ótica é a melhor internet disponível atualmente para Foz do Iguaçu e para o Brasil inteiro.

Hoje, já existem tecnologias muito mais avançadas. No entanto, muitas pessoas não sabem como elas funcionam e, por isso, podem ter dificuldades na hora de escolher. Para ajudar você a entender o porquê da internet fibra ótica ser a melhor, veja neste artigo a diferença entre internet fibra ótica, via rádio e cabo metálico.

assistindo-netflix-com-internet-fibra-otica-de-foz-do-iguaçu.jpg
Assista Netflix sem interrupções com a internet fibra ótica da Linca 

Internet via rádio

A internet via rádio realiza a distribuição do sinal por meio de torres e de uma antena instalada na casa do usuário. O sinal de rádio viaja pelo ar, na forma de ondas. Sendo assim, é muito fácil o sinal ser interrompido por chuvas, paredes, árvores e prédios.

Para facilitar a distribuição na sua casa, é preciso que a antena seja posicionada em um local alto – em geral, o telhado da casa. Então, o sinal é levado da antena para o roteador que, por sua vez, distribui para os aparelhos do seu imóvel, por meio de cabo de rede ou Wi-Fi.

Internet ADSL

No Brasil, a tecnologia mais comum e básica na distribuição de sinal de internet é o ADSL ou Linha Digital Assimétrica para Assinante.

 

Basicamente, essa é uma versão aprimorada da conexão via cabo telefônico, ou conexão discada. No entanto, ela é considerada pouco eficiente e oscila constantemente.

Internet Fibra Ótica

A internet fibra ótica utiliza cabos feitos de um material isolante elétrico, em geral, vidro ultrapuro. Permitindo uma velocidade de transmissão de dados por fibra ótica em até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial.

 

São transportados, em média, de 109 a 1010 bits por segundo, o que dá uma velocidade de cerca de 40 Gbps. Tudo isso torna a fibra ótica uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo e a Linca oferece este tipo de serviço em Foz do Iguaçu.